Fotos e Clipagem do Kora-Som no FIL





Meu KORA-SOM, não sei porque ...



Performance

Meu KORA-SOM, não sei porque ...


Esta performance, que estreou no Festival Intercâmbio de Linguagens-FIL em 13/10/2017 , http://www.fil.art.br/ , consiste em difundir ao ar-livre os batimentos cardíacos do artista, por meio de um sistema com sensor e processamento digitais, denominado Kora-Som. Nesta performance, o artista pedala sua bicicleta pela cidade e palcos e interage com os sons urbanos, do público e de instrumentos acústicos e eletrônicos - no caso, aplicativos gratuitos de celulares- sempre ao ritmo de seu coração, que dialoga com outros ritmos criados.
O título, claramente uma citação ao Carinhoso, homenageia o grande compositor Pixinguinha (1897-1973) , que neste ano completa 120 anos de nascimento, os 100 da composição mencionada, bem como os 110 anos do co-autor Braguinha (1907-2006) , que apenas em 1935 viria a escrever a letra de canção. Pixinguinha faleceu no interior da Igreja Nossa Senhora da Paz, vítima de um enfarto fulminante, enquanto participava de um batizado. O sistema Kora-Som, proposto inicialmente por Leo Fuks, foi desenvolvido em conjunto com o prof. Frederico Jandre, do LIB (Laboratório de Instrumentação ) do Programa de Engenharia Biomédica-COPPE-UFRJ e os parceiros Gabriel Moura (técnico e graduando em engenharia) e Juliana Loureiro (biomédica e mestranda em engenharia).






Kora-Som, Exploration I

Primeiro dia de testes e ensaios do projeto que desenvolvemos no PEB-Coppe/UFRJ. O ritmo é captado na atividade cardíaca de um indivíduo e conectado a uma interface que controla os sons do teclado, constituindo um "metrônomo cardíaco-musical". Equipe de desenvolvimento: Leo Fuks (sinal cardíaco) Frederico Jandre (teclado com harmonizações e sons de percussão) Gabriel Giacomini Juliana Loureiro (câmera) Apoio técnico e institucional: Prof. Antonio Gianella (teclado com sons de percussão) Prof. Alexandre Pino


 Improvisation with Heart Beats Leo Fuks, Duduk (com boquilha e palheta de clarineta) Gabriel Giacomini (violão)

 






Comentários